Criando um arquivo template no AutoCAD

 

Neste post vou ensinar como criar arquivos templates no AutoCAD. Um template do AutoCAD é um arquivo dwt, parecido ao dwg, a diferença é que o dwt serve para que inicie um projeto com base nele, sem que o arquivo original seja alterado. O arquivo guarda suas configurações de layers, textos, cotas, escalas, entre outras.

 

Na aula 4.1. Apresentação do arquivo padrão do curso Projeto Arquitetônico com AutoCAD foi apresentado o arquivo padrão usado no desenvolvimento do projeto base do curso, esse arquivo está configurado para cotarmos e inserirmos textos nos desenhos em função de cada escala, as configurações estão de acordo as normas da ABNT. O arquivo também já possui alguns layers. Vamos utilizar esse arquivo para criar um novo template no AutoCAD, pois esse procedimento irá armazenar as configurações padronizadas, assim ganhamos tempo no desenvolvimento dos projetos.

 

Então acesse a aula 4.1. Apresentação do arquivo padrão e faça download do arquivo padrão para que possamos criar o novo template. Feito download vamos iniciar o procedimento, nesse tutorial estou usando o AutoCAD 2013 em inglês.

 

1.  Abra o AutoCAD, na barra de ferramentas de acesso rápido, vamos clicar no botão NEW, se preferir use a linha de comando.

 

Abriu a janela Select Template.

 

2. Procure no seu computador pelo Arquivo Padrão EW7 que pedi para fazer download anteriormente, selecione o arquivo e clique em OPEN.

 

3.  Vamos salvar o arquivo como um arquivo template do AutoCAD, na barra de ferramentas de acesso rápido vamos clicar no botão Save AS (a função Save AS pode ser ativado de outras maneiras).

 

4.  Na caixa de dialogo Save Drawing As, em Files of type (tipo do arquivo) vamos selecionar a opção AutoCAD Drawning Template (*.dwt).

 

5. Vamos nomear o template como EW7 e clicar no botão Save.

 

6. Na janela que se abre, no campo Description vamos inserir uma descrição para o template e clicar em OK.

 

7.  Vamos verificar se o template foi criado no AutoCAD? Vou ativar o comando NEW, observe que na lista de template aparece EW7, o template que acabamos de criar. Agora é só selecionar EW7, clicar em OPEN e começar a usar o template, sempre quando for iniciar um projeto arquitetônico representado em metros, ative o comando NEW, selecione o template EW7, pois como falei anteriormente esse arquivo já está configurado para cotarmos e inserir textos nos desenhos de acordo as normas ABNT.

 

Na aula 4.2. Criação dos Layers no arquivo padrão você aprende a usar o template EW7.

 

Caso ficou alguma dúvida sobre o assunto, post nos comentários que respondemos, se você é aluno da EW7 fale com o instrutor em tempo real através do CHAT.

 

Gostou da dica? Deixe seu comentário.

Siga a EW7

 

Comentários  

 
+1 #3 Anderson de Souza 13/03/2016 02:05
Muito booooooooooooom mmmm!!!!!
Parabéns Equipe EW7 =)
Citação
 
 
+2 #2 Cláudio Evandro 11/03/2016 06:07
Muito bom!
Citação
 
 
+2 #1 26/06/2014 12:06
Excelente esse seu tutorial de como criar template no AutoCad. Muito bem explicado e fácil de aprender.

Parabéns e Obrigado...

Fernando Agra
Citação
 

@ Copyright 2018, EW7. Todos os direitos reservados.