Normas para inclinações de telhados

 

A inclinação do telhado depende do tipo de telha escolhida, existem modelos que suportam maiores inclinações e outras que já não suportam por isso há uma norma regulamentadora  imposta para cada tipo de telha. A NBR responsável por coberturas é a 5720 nb 344.

 

As telhas mais usadas em um canteiro de obras é a telha cerâmica que é regulamentada pela NBR 8039, ela suporta até uma inclinação de 36%, maiores inclinações que essas pode acarretar problemas, como por exemplo, goteiras.

 

A inclinação mínima para qualquer telhado é de 25%, pois essa inclinação é ideal para que não haja problemas na cobertura. As telhas podem ser galvanizadas, ecológicas, cerâmica (barro), concreto, fibrocimento, vidro, metálicas e de policarbonato.


Assista a aula sobre Normas Técnicas: 1.3. Normas Técnicas

 

Clique no link a seguir e aprenda a desenhar um planta de cobertura no AutoCAD: 8.1. Desenhando a Planta de Cobertura / Implantação

 

Clique aqui e veja como calcular a inclinação do telhado.

 

 

Gostou do tutorial? Deixe seu comentário.

Siga a EW7

 

__________________________________________________________________________________________

Ingredd Altiell Ferraz Sousa Facebook Twitter

E-mail - ingreddaltielly@gmail.com

Estudante de Engenharia Civil.

Comentários  

 
+1 #6 17/10/2014 14:43
Como se calcula a área do telhado querem insistir q e pela superfície plana mas to maior o grau maior a área qual a norma legal?
Citação
 
 
+14 #5 17/10/2014 14:40
Gostaria de saber como se calcula a área do telhado tenho uma cobertura. Em arco para executar e o órgão contratante quer pagar por superfície plana quadrada qdo se sabe q conforme a inclinação maior e a área do telhado qual e a norma legal p este cálculo?
Citação
 
 
+3 #4 29/05/2014 15:35
Ótima informação sobre inclinação do telhado.
Citação
 
 
+4 #3 21/11/2013 23:21
Quando falamos em inclinação de telhado, referimos a inclinação mínima...Ex:. Se uma telha cerâmica tem inclinação mínima de 30%, não podemos utilizar 25%, no entanto se eu quiser usar uma inclinação maior tipo 40% não tem problema.
Citação
 
 
+3 #2 Ingredd Altiell Ferraz 03/08/2013 19:51
Olá Nikolas, tudo bem? admiro sua observação no artigo mas ressalto que a matéria deixa bem claro que: "A inclinação do telhado depende do tipo de telha escolhida, existem modelos que suportam maiores inclinações e outras que já não suportam por isso há uma norma regulamentadora imposta para cada tipo de telha. A NBR responsável por coberturas..." a citação dos 25% é para as telhas mais usuais na construção civil, como o próprio artigo diz, nesse sentindo se o cliente for fazer um determinado tipo de edificação deve consultar a NBR ou um profissional especializado para poder saber a inclinação apropriada para o mesmo. Obrigada por acompanhar os artigos da ew7, abraço.
Citação
 
 
+4 #1 03/08/2013 15:32
Acompanho e sempre acho muito positiva as publicações. Estao todos de parabens. Gostaria apenas de fazer uma ressalva quanto a inclinação minima. Trabalho com cobertura termicas e zipadas. Hoje e possivel inclinações de ate 1,5% no caso da Zipada e 5% nas telhas termicas, e não apenas 25 % como traz a materia. Quem quiser material sobre o assunto fico a disposição. Atua como gerente de vendas da empresa Danica no centro oeste e tenho muito material a respeito. um grd abç a todos. .br
Citação
 

@ Copyright 2018, EW7. Todos os direitos reservados.