Como mover um desenho já cotado no AutoCAD de forma que as linhas de cotas não fiquem atrapalhadas

 

 

Fala Pessoal, nesse post vou falar um pouco de um erro chato que acontece no AutoCAD quando movemos o desenho já cotado. Veja um exemplo:

 

Observe as duas imagens abaixo:

Imagem 1

 

Imagem 2

 

Nesse exemplo utilizei o comando MOVE para mover o desenho já cotado, algumas linhas de cotas não ficaram nos locais que deveriam ficar (de acordo mostra a imagem 2).

Existe situações que não conseguimos nem mover as linhas de cotas, ou seja, o desenho é movido mas as linhas de cotas ficam no local antigo.

Esse erro aconteceu porque algumas cotas ficaram associadas ao Object SNAP (endpoint, midpoint, perpendicular...). Entenda sobre o Object SNAP assistindo a aula Trabalhando com precisão - OBJECT OSNAP.

 

Como corrigir o erro:

Vamos utilizar o comando DIMDISASSOCIATE, através do comando é possível remover a associatividade das linhas de cotas selecionadas. Acompanhe:

1. Digitamos DIMDISASSOCIATE na linha de comando do AutoCAD e pressionamos ENTER.

2. Selecionamos o desenho e pressionamos ENTER.

Pronto! Se movemos o desenho agora não ocorrerá o erro.

 

Pessoal, existe um procedimento para evitar esse erro, esse procedimento deve ser feito antes de cotar o desenho utilizando o comando DIMASSOC, o comando é responsável pelo controle da associatividade de objetos de cotas no AutoCAD. Veja o passo a passo:

1. Digitamos DIMASSOC na linha de comando e pressionamos ENTER.

2. Digitamos o valor 1 e pressionamos ENTER. (Quando atribuímos o valor 1 o comando permite criar cotas não-associadas).

Pronto! Agora podemos cotar os desenho e movê-los sem ocorrer erros.

 

Gostou do tutorial? Deixe seu comentário.

Siga a EW7

 

Comentários  

 
+1 #10 Denise 09/04/2015 16:36
Dica abençoada, obrigada. No meu desenho deu mais de 7.000 erros. Cabe desespero...
Citação
 
 
0 #9 27/08/2014 14:41
Muito bom!!!!!!!!
Citação
 
 
0 #8 13/03/2014 16:38
Nossa... um sonho! Procurei uma dica para solucionar esse probleminha, pois sabia que deveria existir, não poderíamos ficar refazendo SEMPRE... #adorei! Valeu!
Citação
 
 
0 #7 17/08/2013 19:31
adorei a dica
Citação
 
 
0 #6 17/08/2013 14:48
Excelente dica, eu usava o DIMASSOC (1), mesmo com o desenho já estando cotado, fazendo assim: Chamava o comando (Dimassoc), digitava 1, isolava somente as cotas e movia em um valor conhecido qualquer (Ex: 100, para direita), depois selecionava novamente as cotas e movia de volta para onde estava (100, para a esquerda0, ligava todas as layers, assim o desenho movia normalmente com as cotas juntas...
Citação
 
 
0 #5 05/07/2013 13:10
Para evitar esse problema eu copiava o desenho ao invés de mover. Também funciona, mas essa dica é muito melhor. Valeu!!!
Citação
 

@ Copyright 2018, EW7. Todos os direitos reservados.