Como funcionam os Shafts

 

 

Muita gente já ouviu falar dos famosos "shafts", mas você sabe exatamente o que são? Neste artigo vamos mostrar como funcionam os shafts na construção civil.

 

Shafts são aberturas verticais na construção, por onde passam tubulações de instalações hidrossanitárias, como água quente, fria, ventilação e esgoto. Em alguns casos os shafts são utilizados para passar eletrocalhas, porém qualquer elemento de instalações elétricas deve ser cuidadosamente projetado, observando-se as normas de proteção contra incêndio. Como os shafts possuem aberturas na laje para a passagem de tubulações, devem possuir vedação adequada, caso contrário, as chamas podem se propagar verticalmente com facilidade.

 

A principal função do shaft é facilitar o acesso ao encanador, quando for necessária alguma inspeção ou manutenção dos tubos. Geralmente os shafts ficam nos banheiros e cozinhas e possuem aberturas ou são recobertos por painéis de gesso acartonado, resistentes à água, que são muito mais fáceis de quebrar e recolocar do que a alvenaria comum.

Projetando shafts


Um bom projeto de shaft deve considerar a disposição e fixação adequadas das tubulações verticais, o espaço suficiente e correto para os dispositivos instalados no seu interior e condições apropriadas de acesso aos equipamentos que acompanham a tubulação, permitindo fácil acesso para eventual substituição de peças. Além da tubulação de água e esgoto, os shafts também podem conter válvulas redutoras ou de manutenção de pressão, misturadores, válvulas de sinalização ou controle de sistemas de combate a incêndio e medidores de consumo de água ou gás, portanto ao se projetar um shaft é importante que se dimensione detalhadamente todas as instalações, tanto em planta quanto em vista.

Além disso, em um projeto arquitetônico, os shafts podem simplesmente fazer a função de fossos de ventilação e iluminação, uma vez que os banheiros podem ficar enclausurados e, portanto, sem janelas. Neste caso é importante que se verifique que os shafts diminuem a área útil do ambiente, porém viabilizam a implantação de diversas suítes em um empreendimento, por exemplo.

Problemas em shafts


Um dos erros mais comuns ao se construir shafts é a furação da laje para a tubulação. Pode acontecer de serem feitos furos nas posições erradas durante a obra, que precisam ser refeitos, com o cuidado de vedar as aberturas anteriores, ou ainda, o próprio shaft pode ser construído na posição ou dimensão errada, e neste caso, quando há erros na construção das paredes ou drywall, a única solução é derrubar e começar de novo.  Para dimensionar os shafts é preciso saber primeiro a sua natureza (ventilação ou tubulações) e qual a demanda que este shaft precisa antender. Um shaft para  um banheiro por pavimento é diferente de um shaft que atenda a dois banheiros por unidade, por exemplo, e compartilhe o espaço entre os encanamentos. Shafts residenciais pedem dimensões diferentes das utilizadas em instalações industriais, e por aí afora. É importante fazermos os cálculos de hidráulica e com ele verificarmos quantas prumadas o shaft abrigará e quais suas bitolas, para então dimensionarmos seu tamanho e posição dos furos.

Outro problema comum é a falta de vedação das lajes na passagem de tubulações. Para que a vedação seja eficaz e econômica, é preciso que o projeto determine os furos das lajes na posição correta. A tubulação deve passar justa no furo que foi deixado na laje, caso contrário é necessário utilizarmos muita massa na vedação, inclusive com um suporte para evitar que ela caia. Para shafts que estão expostos a riscos de incêndio existem massas especiais para vedação e quando a exposição a incêndio é baixa pode-se usar massa de cimento, com o cuidado de prepará-la com qualidade de acordo com a recomendação do fabricante. A melhor vedação no entanto, neste caso, é a de poliuretano expandido, que tem fácil remoção no caso de uma manutenção futura, evitando quebra-quebra.


Para evitarmos esse tipo de problemas e ainda outros como a falta de espaço dentro do shaft, má fixação da tubulação ou ainda o acesso inadequado, é necessário que os shafts sejam projetados de modo a considerar todos os fatores envolvidos, e que a sua construção e instalação seja feita com a precisão adequada. Bons profissionais e empresas especializadas podem garantir que esta seja uma solução na obra e não mais uma dor de cabeça.

 

 


Espero que você tenha gostado do artigo, qualquer dúvida, só postar abaixo que continuamos a conversa ali. Continuem estudando com a EW7.

Por: Arquiteta Ana Carolina Moura Cardoso, conteúdo exclusivo da EW7.



Comentários  

 
+5 #3 Jose Ricardo 24/05/2017 14:03
Informação clara e precisa! Muito bom!
Citação
 
 
-1 #2 larissa 19/01/2016 15:54
existe aberturas de janelas de quarto para shafts?
Citação
 
 
+22 #1 Bianca 04/11/2015 15:05
Como ficaria um detalhamento de shaft em corte?
Citação
 

@ Copyright 2018, EW7. Todos os direitos reservados.