Como calcular a área de um terreno no AutoCAD

 

Sejam muito bem vindos a mais um tutorial da EW7, neste post vou mostrar para vocês como calcular a área de um terreno no AutoCAD utilizando o comando AREA, no terreno será projetado um edifício comercial. Recebi do setor de topografia o croqui e as coordenadas X e Y de cada ponto.

Se você ainda não sabe importar coordenadas para o AutoCAD recomendo que você acesse o post Como importar coordenadas topográficas para o AutoCAD, pois esse conhecimento é necessário para entender o que vamos abordar aqui.

Levantamento topográfico

 

Coordenadas:

 

Ponto 1 – x= 19,68  y=12,21

Ponto 2 – x= 18,73  y=-1,67

Ponto 3 – x= 17,00  y=-10,54

Ponto 4 – x= -5,94  y=-8,01

Ponto 5 – x= -14,36  y=11,64

 

Lancei as coordenadas no bloco de notas e salvei com extensão .SCR (esta extensão é usada para criar scripts no AutoCAD)  de acordo aprendemos no tutorial Como importar coordenadas topográficas para o AutoCAD, veja a imagem abaixo:

 

Importando as coordenadas para o AutoCAD temos o seguinte resultado:

 

Consegue visualizar os pontos na tela do AutoCAD? Agora vou selecionar um dos pontos, vamos clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Properties, de acordo mostra a imagem abaixo:

 

Perceba que na caixa de dialogo Properties está mostrando as coordenadas X e Y do ponto selecionado, nesse caso o Ponto 1, x= 19,68 e y=12,21. Fazendo esse procedimento em cada ponto podemos verificar se todas as coordenadas foram importadas corretamente.

 

Agora vou utilizar o comando PLINE para ligar os pontos:

 

Já temos o desenho do terreno no AutoCAD, agora vamos calcular á área do mesmo, vamos ativar o comando AREA, na linha de comando do AutoCAD digitamos AA e pressionamos ENTER.

O comando foi ativado, clicamos em um dos pontos, continuamos clicando nos pontos de forma que vai mapeando todo o terreno:

 

Para que o comando funcione precisamos fechar á área no ponto que começamos, ou seja, só paramos de clicar quando chegar ao ponto que foi clicado primeiro.

 

Fechou a área? Basta pressionar a tecla ENTER e já aparecem no cursor do mouse a área e o perímetro do terreno:

 

Área = 608,0706m²

Perímetro = 101,4416m

 

Se selecionarmos o desenho e digitarmos na linha de comando LIST (ou  o atalho do comando LI) e pressionarmos ENTER, o AutoCAD mostrará uma lista com algumas informações do desenho, como área, coordenadas entre outras. Veja a imagem abaixo:

Para ativar o comando digite LIST na linha de comando (ou  o atalho do comando LI) e pressione ENTER.

 

Viu com é fácil calcular a área no AutoCAD? Agora é só detalhar o desenho, inserir cotas e textos, montar a prancha (inserir o bloco de folha) e plotar, está pronto mais um desenho no AutoCAD.

 

Se você quer aprender ou adquirir mais conhecimentos sobre AutoCAD e Projetos, você precisa conhecer nosso curso, o melhor método de aprender projetar no AutoCAD, acesse: Curso online de ‪‎AutoCAD.

 

@ Copyright 2018, EW7. Todos os direitos reservados.