Como representar uma escada em corte utilizando o AutoCAD

 

 

Neste tutorial vamos aprender como representar uma escada em corte utilizando o AutoCAD, o desenho será elaborado de acordo as normas ABNT. Para acompanhar esse tutorial são necessários conhecimentos de Como calcular uma escada Como representar uma escada em planta baixa utilizando o AutoCAD, você deve também está familiarizado com os comandos básicos do AutoCAD (LINE, PLINE, HATCH...).

 

Vamos usar o desenho da escada em planta criada no tutorial Como representar uma escada em planta baixa utilizando o AutoCAD, clique aqui para fazer download do arquivo que já contém a estrutura desenhada (paredes, vigas e lajes).

 

As informações da escada (pé-direito, espessura da laje, altura do vão a ser vencido, número e medidas dos degraus...) vimos no artigo Como calcular uma escada e no tutorial Como representar uma escada em planta baixa utilizando o AutoCAD.

 

No arquivo DWG que fizemos download podemos observar por onde a linha de corte está passando e sua direção, caso você tem alguma dúvida sobre cortes recomendo assistir a aula 3.2. Cortes.

 

Para desenhar as linhas que irão auxiliar no desenho do corte da escada, vamos utilizar o comando XLINE do AutoCAD,  o comando é usado para criar uma ou mais linhas com comprimento infinito.


Para ativar o comando vamos digitar XLINE ou XL na linha de comando e confirmar com ENTER, assim que acionado, o comando pede para escolher entre os tipos de linhas (vertical, horizontal, ângulo...) vamos escolher vertical, digitamos V e pressionamos ENTER.

 

Agora vamos clicar nas linhas que representam os degraus da escada com objetivo que forme as linhas infinitas de acordo a imagem abaixo, essas linhas auxiliares ajudam a traçar a largura dos degraus.

 

Vamos aplicar um OFFSET de 0,1729m (altura dos degraus) na linha mostrada na imagem abaixo, repita o procedimento até chegar na lage.

 

Para facilitar o desenho do corte da escada vamos  colocar as linhas criadas no layer 0 do AutoCAD.

 

Agora vamos tornar corrente o layer ARQ-ESTRUTURA (pois vai ser uma escada de concreto), vamos ativar o comando PLINE (polilinha) e começar a desenhar a escada, veja na imagem que paramos de desenhar ao chegar no patamar.

 

Ainda com o comando PLINE (polilinha), vamos desenhar os demais degraus da escada de acordo mostra a imagem abaixo:

 

Já podemos apagar as linhas que auxiliaram no desenho do corte:

 

Como a parte do corte da escada desenhado por último está em vista (pois a linha de corte está cortando a primeira parte da escada, assim a segunda parte está em vista) vamos utilizar um layer que quando plotado terá uma espessura de linha menor do que o layer ARQ-ESTRUTURA, nesse caso vamos usar o layer ARQ-LINHA 03 (Na aula 4.2. Criação dos Layers no arquivo padrão, foi apresentado a tabela com a espessura e cor para plotagem da linhas).

 

Precisamos deixar um espaço na laje, de acordo mostra a imagem abaixo:


Agora vamos desenhar o guarda corpo da escada, trace duas linhas de acordo mostra a imagem abaixo:

 

Por padrão o guarda corpo para escada coletiva deve ter altura de 1,05m,  utilize o comando MOVE e mova as linha com distância de 1,05m. Em seguida trace as linhas para que forme o desenho do guarda corpo da escada e coloque todas as linhas que formam o desenho no layer ARQ-LINHA 02, assim o guarda corpo será plotado com uma espessura de linha menor do que as linhas usadas na escada (Assista a aula: 1.4. As linhas, Espessuras das Linhas e Tipos de Linhas).

 

Vamos traçar mais 2 linhas que indica a laje da escada.

 

Agora vamos aplicar um OFFSET de 15cm na linhas traçadas e no patamar, usamos 15cm porque é a espessura da laje usada.

 

Já podemos apagar as linhas que traçamos anteriormente. Utilizando os comando FILLET e EXTEND vamos deixar o desenho igual o da imagem abaixo. Relembrando, observe que a parte da escada superior ao patamar atribuímos ao layer ARQ-LINHA 03, pois essa parte está em vista, mais distante de onde a linha de corte passa.

 

Vamos estender o guarda corpo de forma que fique igual ao o desenho da imagem abaixo:

 

Siga as aulas do módulo 6 do curso de AutoCAD (6.1. Levantando o Corte AA e  6.2. Levantando o Corte BB) para inserir as hachuras no desenho e representar a porta em corte, depois de hachurado e representado a porta, seu desenho deve está igual ao desenho da imagem abaixo:

 

Para plotar o corte da escada você deve assistir as aulas do módulo 9, seu projeto ficará igual o da imagem abaixo, pois definimos os layers com espessuras de linhas diferenciadas.

 

Finalizamos esse tutorial onde apendemos como representar uma escada em corte utilizando o AutoCAD, os comando abordados no tutorial você aprende a usar no curso online de AutoCAD da EW7.

 

Projetos de Escadas

 

Siga a EW7

 

@ Copyright 2018, EW7. Todos os direitos reservados.