Como representar uma escada em planta baixa utilizando o AutoCAD

 

 

Nesse tutorial vamos aprender a representar uma escada em planta baixa utilizando o AutoCAD, as linhas serão organizadas de forma que quando plotado o projeto, possamos visualizar as diferentes espessuras e representação gráfica (contínua e tracejada).

 

Para acompanhar o tutorial é necessário que você entenda como é feito o calculo de uma escada seguindo as normas ABNT, esse assunto foi abordado no artigo Como calcular uma escada. Se você é aluno da EW7 do curso Projeto Arquitetônico com AutoCAD recomendo você acessar o tutorial somente após concluir o módulo 5, assim você absorverá melhor o conteúdo.

 

Vamos projetar uma escada coletiva no espaço de uma edificação de acordo mostra a imagem abaixo, clique aqui para fazer download do arquivo DWG, esse arquivo foi feito usando o arquivo padrão EW7, o arquivo está configurado para cotarmos e inserirmos textos nos desenhos em função de cada escala, 1:100, 1:50, 1:25, entre outras. Essas configurações estão de acordos as normas da ABNT.

 

A escada ficará no pavimento térreo, esse pavimento terá pé-direito(pd) de 4 metros e usará laje com espessura(el) de 15 centímetros, precisamos dessas informações para efetuar o calculo da escada. Seguindo o artigo Como calcular uma escada obtive os dados abaixo para desenhar uma escada coletiva:

 

H – altura do vão a ser vencido (pd + el) = 4,15m

n – número de degraus ou espelhos = 24

e – espelho = 0,1729m

p – piso = 0,2942m

 

 

Com esses dados já podemos começar a desenhar a escada, a escada terá largura de 1,2m, então vamos desenhar uma linha de acordo a imagem abaixo, deixe também uma distância de 1,2 da porta (mínimo para circulação coletiva).

 

Nesse lado vamos criar 12 espelhos, o espaço que sobrar até a parede será o patamar, que ficará com profundidade de 1,2m. Utilizando o comando OFFSET vamos criar linhas equidistantes de 0,2942m (medida do piso). Criado os 12 espelhos vamos desenhar uma linha sobre os mesmo e aplicar um OFFSET de 0,6.

 

Agora vamos copiar os espelhos criados para o outro lado e traçar uma linha na parte aberta para formar o patamar.

 

Observe que temos desenhado 23 espelhos, e 24 degraus, o último degrau não terá espelho desenhado pois o espelho será o piso do pavimento superior.

 

Vamos colocar o desenho no layer ARQ-LINHA-MÉDIA (na aula 4.2. Criação dos Layers no arquivo padrão criamos esse layer), pois queremos que esse desenho quando plotado fique com espessura de linha menor que as linhas que representa a alvenaria.

 

Vamos usar o texto de chamada do arquivo padrão para numerar a escada.

 

Agora vamos fazer um desenho indicando o sentido da subida da escada, use o layer ARQ-LINHA-FINA (criado na aula 4.2), usando o texto de chamada insira o texto SOBE (de acordo a imagem).

 

Agora vamos desenhar o corrimão da escada, aplique um OFFSET de 0,05 nas linhas que estão mostrando na imagem abaixo, utilize o comando FILLET do AutoCAD para unir as 3 linhas.

 

Coloque as linhas que estão representando o corrimão no layer ARQ-LINHA-FINA.

 

Na aula sobre planta baixa falamos que o corte passa em uma altura de 1,5 metros, então a partir dessa altura você deve representar a escada em planta usando linhas de projeção, como cada espelho mede 0,1729 e pegando 1,5 dividindo pela medida do espelho vamos achar um valor aproximado a 8 espelhos, então a partir desse espelho vamos usar o layer ARQ-PROJ-01 que criamos no módulo 5. Seu desenho deve ficar igual o da imagem abaixo:

 

Vamos cotar a largura da escada e a profundidade do piso.

 

Está pronto a representação da escada em planta baixa, quando você plotar o desenho vai poder visualizar as espessuras de linhas (estude sobre plotagem no módulo 9), de acordo a imagem abaixo:

 

Pratique o conhecimento adquirido, calcule e desenhe no AutoCAD uma escada para esse mesmo local porém considerando o pé-direito igual a 3 metros.

 

Aprenda representar uma escada em corte utilizando o AutoCAD (Como representar uma escada em corte)

 

Projetos de Escadas

 

Quer aprender mais sobre AutoCAD? Fale Conosco, clique aqui para acessar outros tutorais e dicas sobre AutoCAD e Projetos.

 

Siga a EW7

 

@ Copyright 2018, EW7. Todos os direitos reservados.