Copiar propriedades de objetos no AutoCAD (comando MATCHPROP)

 

A dica de AutoCAD de hoje é simples, mas muito útil na hora de elaborar ou fazer ajustes em um determinado projeto, vamos falar e aprender usar o comando MATCHPROP do AutoCAD.

 

O comando MATCHPROP do AutoCAD permite copiar as propriedades de um objeto escolhido para outro objeto, podemos copiar cor, layer, tipo de linha, escala de linha, transparência, estilo de plotagem entre outros.

 

Vamos  aprender usar o comando na prática, clique aqui para fazer o download do arquivo DWG que vou usar nesse tutorial (imagem abaixo).

 

Feito o download do arquivo DWG, observe que o Desenho 1 criei usando os layers do Arquivo Padrão EW7 que aprendemos configurar em aulas, perceba que as hachuras que representam os revestimentos das paredes, as esquadrias, as vigas com linhas em projeção e as linhas que representa a alvenaria estão devidamente organizadas.

 

Se analisarmos o Desenho 2 constatamos que todo o desenho foi feito no layer 0 do AutoCAD, as linhas que representam as vigas em projeção não estão tracejadas (elementos em projeção dever ser representado com linhas tracejadas) e as hachuras não estão configuradas de acordo as normas (Assista a aula: Normas Técnicas).

 

Vamos usar o comando MATCHPROP para copiar as propriedades dos objetos do Desenho 1 e aplicar nos objetos do Desenho 2, estou usando o AutoCAD 2013 em inglês. Vamos lá:

 

1. Vamos ativar o comando, podemos fazer o procedimento através do prompt comando do AutoCAD, digitanto MATCHPROP e confirmando com ENTER ou clicando no ícone do comando localizado na aba Home no painel Clipboar.


2. Ativado o comando, aparece no cursor do mouse uma mensagem pedindo para selecionar o objeto de origem, ou seja, o objeto que queremos copiar as propriedades.

 

3. Vamos começar copiando as propriedades da hachura que representam os revestimentos das paredes, selecionamos a hachura. Agora aparece no cursor do mouse a seguinte mensagem: selecione o objeto (ou objetos) de destino.

 

4. Por padrão do AutoCAD, se  selecionarmos o objeto de destino todas as propriedades do objeto de origem serão automaticamente copiados, caso não deseje copiar todas as propriedades deve acionar  no seu teclado a tecla que indica sentido para baixo  e  clicar em Settings (Veja a imagem abaixo).


5. Abriu a janela Property Settings (Configurações de propriedade), aqui podemos escolher quais propriedades não vai ser inserida no objeto de destino (layer, cor, tipo de linha). Como queremos copiar todas as propriedades do objeto de origem, vamos clicar em Cancel para fechar a janela.

 

6. Finalmente vamos clicar no objeto de destino, em seguida pressionamos ENTER.

 

7. Veja o resultado:

 

8. Repita o procedimento para copiar as propriedades dos demais objetos do Desenho 1 e aplicar nos objetos do Desenho 2, no final seu arquivo deve ficar igual o da imagem abaixo:

 

Se gostou da dica de AutoCAD deixe seu comentário, até a próxima.

 

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE:

Como criar Scripts no AutoCAD

Como remover a marca "Produced by an Autodesk Educational Product"

Como calcular uma escada

 

Siga a EW7

Comentários  

 
0 #4 FRANCIELLE MARIA 20/03/2016 13:36
ótima dica !!
Citação
 
 
0 #3 Amanda Cristina 01/04/2015 16:11
Adorei esse comando.. ajuda muito!
Citação
 
 
0 #2 Maikon Gerry 16/10/2014 15:28
Facilita muita a vida!!! rsrs
Citação
 
 
0 #1 André Luiz 29/01/2014 22:07
excelente dica.
Citação
 

@ Copyright 2018, EW7. Todos os direitos reservados.